Google

sexta-feira, 16 de março de 2007

Vai, Planeta!

Imagine todos os heróis de sua vida. Todos. Desde a sua infância.
Super-Homem, Batman, Solid Snake, Jiban, Homem-Aranha, Goku, Link, Luke, Han, Mario, Jaspion, Ranger vermelho, Zorro, Super Mouse, entre milhares de outros.
Em teoria eles vieram ao nosso planetinha para salvá-lo das desgraças diárias. Porém hoje o cenário é outro. Suas aparições destroem ao invés de salvar. Não que eles tenham culpa disso tudo, eles mal sabem que males causam. Com seus impressos, toneladas de tinta e papel vão às bancas todos os dias. Publicações diárias, semanais, mensais. Manuais de instruções, posteres, capas de filmes e jogos. Tinta, tinta e mais tima. Embalagens de brinquedos licenciados e falsificados, embalagens de DVDs, jogos e caixas de cereais. Recursos para diversas transições cinematográficas, energia para colocar em prática a perspectiva do diretor sobre determinado herói. Tudo isso acumulando por algumas décadas.

Milhões de exemplares de Frodos e Bilbos e Harrys no mundo inteiro. Uma infinidade de pessoas deixando seus computadores ligados o dia inteiro, baixando episódios e afins (não apenas de heróis, diga-se de passagem). Algumas dezenas de pessoas escrevendo em seus blogs sobre eles. Algumas outras lendo. Muita energia indo pras cucuias. Poucos recursos pra muita procura. Muita publicidade. Muito desperdício e muita descartabilidade (?). O entretenimento custa caro. Não monetariamente, mas sim "o-planeta-está-morrendomente".

Não quero ser nem parecer um ativista pró-esfriamento-global. Já tá cheio de gente assim por aí (até a Ana Maria Braga está conscientizada e conscientizando!), e acho que pra curto prazo não há mesmo muita coisa a fazer.
E se quisesse dar uma de ativista, estaria sendo hipócrita, pois dia após dia continuo a comprar materiais impressos, passear por Hyrule em cima de um cavalo digital, acompanhar a saga em que Goku derrota um alien em Namekusei (que por sinal sofreu um fenômeno atmosférico e teve toda a sua vegetação pulverizada) e COM CERTEZA estarei nos cinemas vendo Tobey McGuire em um uniforme preto. Mas só queria compartilhar este meu pensamento apocalíptico (...) com vocês.

E olha que um dia achei o discurso do Capitão Planeta piegas. Ele bem que avisou.


"El puder és dy ustéds!"

5 comentários:

Youta disse...

Já viu a propaganda do Greenpeace?

"Lembra que a sua geração queria mudar o mundo?

Parabéns, vocês conseguiram"

Pois é...tá tudo indo pro saco.

Rodrigo disse...

vai sair capitão planeta, o filme?

Rodrigo disse...

o greenpeace foi o unico que nao mudou o mundo

Sujeito Oculto disse...

Já que o fim é inevitável, relaxe e goze!

Filipe Longarete disse...

salvem as baleias