Google

terça-feira, 1 de maio de 2007

Juegos Mortales

Na cena final, o cadaver que estava jogado no chao se levanta. Ele revela estar usando ferimentos artificiais, e caminha em direcao a porta, fechando-a e trancando dois homens desesperados. O filme acaba no momento em que a porta desliza em direcao a parede e a escuridao toma conta da sala. Este desfecho, do filme Jogos Mortais, foi o mais excitante e inesperado que ja presenciei nos cinemas. A qualidade do filme eh questionavel para muitos, talvez por nao possuir atores de primeiro escalao ou talvez pelo proprio genero do filme, que muitas vezes eh visto com preconceito. Mas independente destes fatores, Jogos Mortais me causou uma reacao nunca antes vista. Inconformado com o rumo que a historia tomou, fiquei alguns bons minutos tentando superar o inesperado. "Que genios doentios", devo ter pensado. Havia entrado na sala de cinema sem expectativa alguma sobre o filme. Mentira, eu esperava um belo lixo, visto que no cartaz lia-se "O melhor thriller desde SEVEN". Tenho por percepcao encarar negativamente argumentos apoiados em um referencial de sucesso. Qualquer livro que indique ser "O melhor desde Harry Potter" ja fica fora da minha lista. Mas tao logo havia comecado o filme e eu estava perplexo com tudo. Mas onde quero chegar?
Tudo isso foi pra mostrar que, com toda a sua "doentice", Jogos Mortais nao deixou um legado. Exatamente. Ou melhor, fez com que um possivel legado fosse exterminado.

Mas como assim?

Assisti a dois filmes neste feriado, ambos com Bruce Willis. A Estranha Perfeita, nos cinemas, e Xeque-Mate, em DVD. Tanto um quanto outro possuem desfechos inesperados, surpreendentes, arrebatadores. Ou nao. Foram finais bem pensados, milimetricamente roteirizados para levar o espectador para a esquerda e no fim o caminho era pra direita (Kansas City Shuffle, para quem pode assistir "Xeque-Mate"). Porem, apesar de todos os esforcos dos roteiristas, atores, equipe tecnica, diretor, etc., o resultado acaba por nao ser nada surpreendente. E eu consegui achar um culpado: Jogos Mortais.
Talvez os film-makers, querendo imortalizar o seu filme na mente dos espectadores, tentaram seguir a formula utilizada por James Wan. Mas o problema eh que ela ja foi utilizada. Nem as sequencias II e III de Saw conseguiram ter o impacto do I. Por fim, digo que Jogos Mortais consolidou uma tendencia, mas ao mesmo tempo a enterrou. E bem fundo.

2 comentários:

Youta disse...

Sou obrigado a discordar do jogos mortais 3 (o dois não teve tanto impacto assim, mas foi bom ainda.)
E também quanto ao Xeque-Mate.
No jogos mortais 3, tem toda a expectativa de "será finalmente o cara vai vencer?" e os detalhes finais são meio que imprevisíveis.

No xeque-mate, a identidade do Slevin é meio previsivel, mas tanta coisa acontece durante o decorrer do filme que se esquece o que aconteceu no início. A imersão na trama do filme também é tão grande que a "capacidade de previsão" do espectador faz ele se empolgar mais ainda gritando "SABIA! SABIA!" (experiência própria XD)

É um filme foda.

Lucas Costa disse...

Pode crer.

ACredito que SAW, o primeiro, criou tendencia, e que é difícil de superar aquela viradinha, mas não é impossivel, eu espero né, como apreciador de filmes eu espero sinceramente que pra cada filme foda tenha um outro melhor por vir.